Corpo Nacional de Escutas
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
“O escuteiro sorri e canta para as dificuldades.”

Baden-Powell

O projeto para a Participação Política está consignado a uma das vertentes fundamentais da missão do Escutismo que é criar oportunidades, incentivos e ferramentas que permitam aos jovens desempenhar um papel construtivo na sociedade e em especial nas comunidades onde se inserem.

Isto pode ser alcançado…

Envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal.
Utilizando um método original, segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida.
Ajudando os jovens na definição de um sistema de valores baseado em princípios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.
Criar junto dos jovens, oportunidades (através de projetos) que os permitem ter uma participação ativa dentro da comunidade onde se inserem.

Esperamos estabelecer plataformas de trabalho com todos os que quiserem fazer parte deste grupo de missão realizando workshops, tertúlias ou outras iniciativas que se entendam adequadas para envolver esta grande família do CNE, mas também das comunidades onde estamos inseridos de Norte a Sul do País num compromisso de cidadania ativa.