Corpo Nacional de Escutas
PARIS D'AVENIR

Contingente Português Paris D'Avenir

“Se formos amigos, não haveremos de querer entrar em disputas. É cultivando estas amizades iniciadas nos nossos grandes Jamborees que estamos a preparar o caminho para a solução dos problemas internacionais, por meio da discussão pacífica.
Este facto há de ter efeito vital e de largo alcance em todo o mundo em prol da causa da paz.
Por isso tomemos o compromisso de fazermos absolutamente tudo o que pudermos, para estabelecer a amizade entre os escuteiros de todas as nações e contribuir para o progresso da paz e felicidade do mundo e da boa vontade entre os homens.”

In Escutismo para Rapazes

Paris d’Avenir foi uma atividade internacional, organizada pela Associação de Escuteiros e Guias de França, em parceria com a WOSM e WAGGGS. Realizou-se entre os dias 22 e 25 de Abril de 2011 em Paris e destinou-se a jovens da última secção de todo o mundo com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos.
Os Caminheiros/Companheiros do CNE (com possibilidade de serem acompanhados por Dirigentes e/ou Candidatos a Dirigentes em trabalho na IV) foram convidados a participar nesta atividade que teve como temas base a Partilha Intercultural, a Criatividade e a Participação Juvenil.
O acolhimento no dia 22 aconteceu no CentQuatre (104) - um histórico centro cultural/cívico de Paris. Sob a forma de um “Mercado Internacional” (Souk) os participantes viveram uma noite de jogos e partilhas interculturais.
O “104” esteve presente também no sábado pois existiram 104 projetos (para uma manhã de serviço), 104 trilhos (uma tarde num jogo de cidade) e 104 minutos de animação (numa noite dedicada às artes e música).
Foi um evento com cariz ecuménico, no entanto, um dos grandes momentos da atividade teve o seu enquadramento religioso no período pascal e um dos seus momentos altos na eucaristia na Catedral de Notre Dame, no coração de Paris, animada com cânticos de Taizé e à qual se seguiu de uma refeição partilhada com os sem-abrigo em mais uma ação de serviço.
Outro dos momentos altos da atividade foi o Happening – uma forma criativa de chamar à atenção para o envolvimento dos jovens na sociedade.

O quê?

Paris d’Avenir (Atividade Internacional)

Para quem?

Caminheiros/Companheiros e Dirigentes da IV

Quando?

22 a 25 de Abril

Temas?

Partilha Intercultural; Criatividade; Participação Juvenil.

O que se viveu?

Mercado Internacional; Projetos de Serviço; Trilhos de Cidade; Momentos de arte e música; Eucaristia Pascal na Catedral Notre Dame; Happening; Partilha com sem-abrigo.