Corpo Nacional de Escutas
MUNDO MELHOR

Estamos num tempo especialmente difícil para as sociedades em que, a instabilidade financeira com que se debatem grande parte dos países, arrasta atrás de si a crise dos valores e, por conseguinte, a instabilidade social.

Como Movimento de juventude e com inquestionáveis responsabilidades nesta área, desde cedo o CNE percebeu que teria de, na segmentação das suas áreas de intervenção no que é a sua proposta pedagógica criar um novo espaço, uma nova proposta, que congregasse em seu torno os projectos mais directamente relacionados com temáticas e dinâmicas promotoras do conceito Mundo Melhor na sua globalidade. Surge assim a Equipa Pedagógica Mundo Melhor, dependente da Equipa para a Participação e Cidadania da Secretaria Nacional Pedagógica. A sua missão, que se divide em cinco diferente projectos – Objectivos do Milénio; Carta dos Deveres do Homem, Educação para o Serviço, Participação Política e Mensageiros da Paz -, consolida-se no desenvolvimento de acções, com as especificidades inerentes a cada um deles, que objectivem a criação de oportunidades para que cada escuteiro, da I à IV secção, possa experenciar no seu percurso vivências direccionadas para estas temáticas e daí colher ensinamentos para a vida.

Reconhecidamente o caminho não é o mais fácil mas, fazemos do nosso lema de cada dia, aquele princípio tão bem conhecido da sapatada no “Im” do impossível.

Não tão rápido quanto gostaríamos, reconhecemos, mas paulatinamente, vamos dando cada passo na certeza de estarmos a construir um projecto que se irá consolidar na proposta educativa do nosso Movimento.